sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Formação Pela Escola - Módulo Competências Básicas

EaD e um Conceito para uma Educação Contemporânea - Alessandra Vieira Padilha


Os conceitos contemporâneos de Educação, embora muitos tenham se esvaziado devido a questões de modismos ou “vulgarização”, estão intrinsecamente ligados ao conceito de Liberdade. De Paulo Freire a Rubem Alves, a Educação, enquanto meio legítimo de socialização, visa a formar indivíduos livres: críticos e capazes de atuarem socialmente, promovendo transformações histórico-sociais, logo, atuantes socialmente. Nesse sentido, educar torna-se um movimento de interação e de construção de conhecimento; um processo que envolve muito mais que o conhecimento em si, mas sim sua reconstrução conjunta, respeitando subjetividades, idiossincrasias e contextos sociais.
Assim, o trabalho do educador deve ser balizado em um processo em que tanto o educador quanto os educandos atuam em prol da construção de um conhecimento consoante aos desígnios subjetivos e objetivos da sociedade. Nesse panorama, formar educandos é formar atuantes sociais: pessoas livres e cientes de sua liberdade, capazes de atuarem para consigo e, consequentemente, para com as demandas da sociedade, transformando-as visando a valores de dignidade, de autenticidade e de ética.
As atuações legítimas no âmbito da educação são aquelas em que há a participação de todos aqueles que integram o processo ensino-aprendizagem. Com isso, os resultados tornam-se como objetos híbridos: produtos de uma dialética entre o que é social e idiossincrático a cada indivíduo. Nesse bojo, o conhecimento, muito além de se mostrar como objeto estanque, revela sua fluidez enquanto passível de reconstrução por parte de seus agentes.
Portanto, a EaD, sob esse panorama, é uma ferramenta de aproximação dos agentes envolvidos no processo educativo. Muito além de uma ferramenta consoante aos desígnios da globalização e da sociedade contemporânea, ela adéqua-se às exigências particulares dos atuantes nesse processo, e facilita a interação e a reconstrução do conhecimento adquirido. Nessa perspectiva, a utilização e EaD é válida contanto que atue um prol da aproximação ainda maior dos agentes que integram o processo ensino-aprendizagem.

REFERÊNCIAS

ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar: (+qualidade total na educação). Campinas, SP: Papirus; Speculum, 200