quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Formação Pela Escola - Módulo I : Competências Básicas


A EaD como mecanismo de aproximação dos processos educacionais. Alessandra Vieira Padilha




A aplicação de recursos tecnológicos faz do EaD um meio de interação ensino-aprendizagem de acordo com as demandas da contemporaneidade. Contudo, a despeito de se fazer necessária a dinamização dos processos educativos, em vista dos novos princípios da sociedade contemporânea, o tutor, não apenas como mediador, mas também como educador, deve, durante a aplicação dos cursos, jamais abrir mão dos aspectos inerentes à subjetividade e às idiossincrasias de seus cursistas-educandos. Para tanto, mais que suprassumos tecnológicos, tanto a EaD quanto os recursos que dela fazem parte devem ser utilizados como ferramentas que não só otimizem e dinamizem o processo ensino-aprendizagem, mas também aproximem os agentes e pacientes que o integram.
É fato que o profissional de EaD, uma vez que projeta interação de modo lato, deve estar a par de todos os recursos disponíveis. Nesse sentido, o uso de mecanismos como chat, teleconferências e telefone, para comunicação em tempo real, ou correio eletrônico, fóruns, listas de discussão e trabalhos enviados pela Plataforma Moodle, quando a interação não é simultânea, visam a promover a muito além da otimização do tempo e do espaço, o interação entre os agentes e a construção do conhecimento, enquanto resultante de um processo.
Durante o curso, é necessária a ocorrência de encontros presenciais. Neles, o tutor menos que avaliar qualitativamente o desempenho ou o material produzido pelos cursistas, tornar-se-á ciente dos elementos que compõem a realidade de cada educando. Com isso, o desempenho e a qualidade do material produzido poderão ser avaliados  em observância da aplicabilidade desse conhecimento adquirido à realidade de cada um.
Concluindo, nesse âmbito, a EaD torna-se mais que um disseminador prático e dinâmico de conhecimento; torna-se um mecanismo de aproximação entre seus atuantes e, mais ainda, de adequação tanto às particularidades de cada um quanto às demandas da atual sociedade. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PRESTI, Oreste. Curso de Formação de Tutores: EaD – Conceituação e características. FNDE, 2012.